terça-feira, 4 de novembro de 2008

A Cerimônia...

O Casamento Civil

O casamento no civil pode ser realizado um ou dois dias antes da cerimônia na igreja e até no próprio dia. Alguns optam por casar-se somente no civil.

Caso você escolha casar no civil, mas fora do Cartório, o escrivão habilitado levará o livro de registro de casamento no lugar combinado e fará a cerimônia. Você terá que pagar uma taxa por esse serviço, mas em compensação a cerimônia ficará mais íntima e aconchegante.

Quando se casa dentro do próprio cartório, não é preciso usar um vestido de noiva, mas o ideal é que seja uma roupa branca e especial para esse dia, pois a noiva deve sempre ficar mais destacada do que os demais.

Ao procurar o Cartório, você terá que comparecer com duas testemunhas, que não podem ser os pais dos noivos e que devem ser maiores de 21 anos. Todos deverão apresentar a Carteira de identidade.

O prazo para ficar pronto o documento do civil, varia de Cartório para Cartório.


Diferentes tipos de Regimes de Comunhão de Bens

Comunhão Universal de Bens - que importa na comunicação de todos os bens dos cônjuges, anterior e posteriores ao matrimônio (com algumas pequenas exceções).

Comunhão Parcial ou limitada dos Bens - comunica-se os bens adquiridos na constância do casamento, por concurso de ambos os cônjuges (também aqui há pequenas exceções).

Regime da Separação dos bens - Os bens não se comunicam, qualquer que seja a época ou forma de aquisição.

Regime de Separação de Bens (legal) - estão submetidos a esse regime, obrigatoriamente, por lei, o maior de 60 anos e a maior de 50 anos, os menores órfão de pai e mãe, ou de quem os pais tenham perdido o pátrio poder, aqueles que dependem de autorização judicial para se casar.

Regime dotal - absolutamente em desuso.

Faça sua escolha sobre o regime de forma consciente, pois ela é imutável. 

Documentos necessários p/ o civil

    • Cópia autenticada da certidão de nascimento dos noivos.
    • Cópia autenticada da Carteira de Identidade dos noivos (tire frente e verso do mesmo lado).
    • Cópia de um comprovante de residência dos noivos (luz, telefone, etc).
    • Cópia de identidade dos padrinhos (que servirão somente para ajudar a tirar os dados na hora de preencher os formulários).

O Casamento na Igreja Católica

A religião católica é a predominante no nosso país e considera o matrimônio um verdadeiro sacramento, reconhecido como uma graça de Deus. A cerimônia é normalmente realizada em igrejas, mas é possível obter uma autorização para a realização da cerimônia em outro local.

Tradicionalmente o ritual da cerimônia católica tem inicio com um cortejo que segue nesta ordem:

1 - o noivo com sua mãe
2 - A mãe da noiva com o pai do noivo
3 - Os casais de padrinhos
4 - Damas e pajens 
5 - A noiva com seu pai.

Nem sempre esta tradição é cumprida à risca atualmente. Hoje em dia, a noiva tem mais liberdade para escolher alguns detalhes na cerimônia, como não optar pelo corteijo e escolher o numero de padrinhos, respeitando o limite máximo de cada igreja.


http://www.portalnoivas.com.br/casamento_civil.asp

Um comentário:

Michele disse...

Boa terde !
Gostei muito desse blogger, pois nos mostra varias maneiras boas e baratas de se casar hoje em dia, pois na maioria das vezes as pessoas se preocupam muito em aparencia e pouco em serem realmente felizes , casamentos caros e pouco duradores.
Gostei muito e isso me servira daqui a uns três anos que é quando pretendo me casar se Deus quizer.